quarta-feira, 18 de junho de 2014

POEIRA DIVULGA [1]: REGINA E O DRAGÃO DE OURO (1973)

O objetivo do POEIRA DIVULGA é disponibilizar parte da minha coleção de cartazes, lobby cards e, eventualmente, stills de filmes brasileiros e estrangeiros digitalizados em alta resolução (600k). Não há marcas d'água nos arquivos, portanto, usem à vontade. A ideia é divulgar os materiais e os próprios longas - alguns infelizmente perdidos e/ou esquecidos -, além, é claro, relembrar os técnicos e atores que os realizaram. 

Na primeira edição, CINE POEIRA traz o material de divulgação do infantil REGINA E O DRAGÃO DE OURO (Brasil/Japão, 1973), de Líbero Miguel Giachetta (1932-1989). Ator, roteirista e diretor de longas como IPANEMA TODA NUA (1971) e OS INSACIADOS (1981), Líbero dedicou a maior parte de sua carreira à dublagem, trabalhando em estúdios como Gravasom, AIC e Álamo, onde foi coordenador e responsável por vozes de personagens como o vilão 'Satan Goss', da série televisiva japonesa JASPION. Regina, o papel central, é interpretado pela menina Cecília Lemes, que já havia atuado em A MARCA DA FERRADURA (1971), de Nelson Teixeira Mendes, veículo para a dupla sertaneja Tonico e Tinoco. Tal como seu diretor, Cecília se tornou dubladora de sucesso: um de seus personagens mais famosos é a 'Chiquinha', do seriado mexicano CHAVES.

A produção é de Augusto Yamazato e do Instituto Cultural Tokuchika Miki (SP/Brasil), batizado em homenagem ao fundador da religião 'Perfect Liberty'. REGINA E O DRAGÃO DE OURO foi o último filme fotografado pelo veterano Konstantin Tkaczenko (1925-1973). Nascido na Ucrânia, lutou no exército soviético durante a Segunda Guerra Mundial e foi um dos muitos técnicos estrangeiros que emigraram para o Brasil no final da década de 1940. Ganhou o prêmio Saci em 1955 por seu trabalho em ARMAS DA VINGANÇA, de Alberto Severi e Carlos Coimbra.

A distribuição ficou a cargo da Cinedistri, de Oswaldo Massaini. Infelizmente, o filme não obteve o retorno esperado nas bilheterias. Hoje, tal como dezenas de produções brasileiras dos anos 1970, é extremamente difícil de ser visto. Circulava na internet um trecho de alguns minutos tirado de uma fita VHS, de péssima qualidade.

Sinopse [tirada do Guia de Filmes]: "Regina é uma garota viva e inteligente, amiga de um velho emigrante japonês, que lhe entrega antes de morrer uma relíquia de sua família: uma estatueta do Dragão de Ouro que possui poderes mágicos. O japonês pede à menina que viaje para o Japão com a missão de encontrar sua neta desaparecida. Regina se propõe a cumprir o desejo do velho Tanaka. Orientada pelo espírito do Dragão e de posse de cinco fichas mágicas que possuem o poder de realizar qualquer desejo, Regina transforma três de seus desenhos em bonecos vivos: Gaio, o papagaio Carioca, Jirimum, o macaco nortista, e Lebrinha, uma brasileirinha de qualquer estado. Com seus amiguinhos viaja numa enorme cegonha de papel e chega ao Japão. Na busca da neta de Tanaka os quatro são obrigados a enfrentar mil perigos, provocados por vilões que desejam apoderar-se da estatueta do Dragão e das fichas mágicas. Finalmente, graças aos sentimentos de bravura, amizade e solidariedade, Regina consegue cumprir sua missão, voltando ao Brasil em companhia da netinha de seu velho amigo japonês."


Cartaz, by Benício. Acervo Fábio Vellozo

Release da estreia carioca. Acervo Fábio Vellozo

Stills: