O objetivo do POEIRA DIVULGA é disponibilizar parte da minha coleção de cartazes, lobby cards e, eventualmente, stills de filmes brasileiros e estrangeiros digitalizados em alta resolução (600k). Não há marcas d'água nos arquivos, portanto, usem à vontade. A ideia é divulgar os materiais e os próprios longas - alguns infelizmente perdidos e/ou esquecidos -, além, é claro, relembrar os técnicos e atores que os realizaram.
Na primeira edição, CINE POEIRA traz o material de divulgação do infantil REGINA E O DRAGÃO DE OURO (Brasil/Japão, 1973), de Líbero Miguel Giachetta (1932-1989). Ator, roteirista e diretor de longas como IPANEMA TODA NUA (1971) e OS INSACIADOS (1981), Líbero dedicou a maior parte de sua carreira à dublagem, trabalhando em estúdios como Gravasom, AIC e Álamo, onde foi coordenador e responsável por vozes de personagens como o vilão 'Satan Goss', da série televisiva japonesa JASPION. Regina, o papel central, é interpretado pela menina Cecília Lemes, que já havia atuado em A MARCA DA FERRADURA (1971), de Nelson Teixeira Mendes, veículo para a dupla sertaneja Tonico e Tinoco. Tal como seu diretor, Cecília se tornou dubladora de sucesso: um de seus personagens mais famosos é a 'Chiquinha', do seriado mexicano CHAVES.
A produção é de Augusto Yamazato e do Instituto Cultural Tokuchika Miki (SP/Brasil), batizado em homenagem ao fundador da religião 'Perfect Liberty'. REGINA E O DRAGÃO DE OURO foi o último filme fotografado pelo veterano Konstantin Tkaczenko (1925-1973). Nascido na Ucrânia, lutou no exército soviético durante a Segunda Guerra Mundial e foi um dos muitos técnicos estrangeiros que emigraram para o Brasil no final da década de 1940. Ganhou o prêmio Saci em 1955 por seu trabalho em ARMAS DA VINGANÇA, de Alberto Severi e Carlos Coimbra.
A distribuição ficou a cargo da Cinedistri, de Oswaldo Massaini. Infelizmente, o filme não obteve o retorno esperado nas bilheterias. Hoje, tal como dezenas de produções brasileiras dos anos 1970, é extremamente difícil de ser visto. Circulava na internet um trecho de alguns minutos tirado de uma fita VHS, de péssima qualidade.
Sinopse [tirada do Guia de Filmes]: "Regina é uma garota viva e inteligente, amiga de um velho emigrante
japonês, que lhe entrega antes de morrer uma relíquia de sua família:
uma estatueta do Dragão de Ouro que possui poderes mágicos. O japonês
pede à menina que viaje para o Japão com a missão de encontrar sua neta
desaparecida. Regina se propõe a cumprir o desejo do velho Tanaka.
Orientada pelo espírito do Dragão e de posse de cinco fichas mágicas que
possuem o poder de realizar qualquer desejo, Regina transforma três de
seus desenhos em bonecos vivos: Gaio, o papagaio Carioca, Jirimum, o
macaco nortista, e Lebrinha, uma brasileirinha de qualquer estado. Com
seus amiguinhos viaja numa enorme cegonha de papel e chega ao Japão. Na
busca da neta de Tanaka os quatro são obrigados a enfrentar mil perigos,
provocados por vilões que desejam apoderar-se da estatueta do Dragão e
das fichas mágicas. Finalmente, graças aos sentimentos de bravura,
amizade e solidariedade, Regina consegue cumprir sua missão, voltando ao
Brasil em companhia da netinha de seu velho amigo japonês."
![]() | |||
Cartaz, by Benício. Acervo Fábio Vellozo |
![]() |
Release da estreia carioca. Acervo Fábio Vellozo |
Stills: